terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sunset should come more often , just an idea

Talvez deseje um mundo mais simples . Talvez deseje um pouco de facilidade no que faço , no executar de tarefas . Talvez isso alterasse o meu comportamento , o meu modo de ser e outros afins por aí escondidos . O «talvez» é sempre uma palavra-chave , para mim , pelo menos . Mas palavras-chave deviam , pela lógica , abrir "palavras-fechadura" ou "palavras-porta" . Para quê ? Para nos dar alternativas que não nos pareçam possíveis ou apenas sejam difíceis de se imaginar .
Ser visionário é algo que ambiciono . Porque , por se ser visionário , conseguimos ter uma percepção diferente de tudo um pouco , centrando-nos possivelmente em áreas de maior interesse para nós , ou para a pessoa questão . Mas o importante não é isso , o importante não é também ter alternativas ... O importante é saber , de acordo com o que queremos , que oportunidades agarrar e como as encontrar , desbloquear .
Oportunidades são as pequenas decisões que vamos tomando , no nosso quotidiano , que vão , aos poucos e com vagar , moldando o nosso futuro . Não o futuro em si , mas a nossa pessoa marcando uma presença nesse futuro , não fugindo aos azares do que muita gente chama destino , mas que eu intitulo de vida em si .
As chances de nos tornarmos felizes na totalidade são remotas , muito remotas , e estou a ser bastante generoso no que digo . Apenas defendo que devemos criar filosofias de vida que se apliquem a nós , inspiradas em sabe-se lá o quê , e não nos outros , como tantos casos que verificamos todos os dias , quer na televisão ou em redes sociais . Se bem que uma filosofia é o «amor ao saber» , é o relacionarmos o porquê com todas as questões essenciais que nos rodeiam . Então , filosofia de vida será relacionarmo-nos com os problemas e situações com que nos deparamos nas etapas de um dia , ou mesmo de uma inteira encruzilhada ... ups , vida *
Mas , de conclusão ou parte final semelhante a vários outros textos , cinjo que o mais importante em tudo isto que vemos , sentimos , é chegarmos à felicidade mesmo que , para isso , tenhamos de dar várias voltas , fazer ultrapassagens perigosas ou inversões de marcha em sítios indevidos .
Devemos , acima de muita coisa , olhar para nós , assim de vez em quando , e tentar perceber se há algo de errado e , se houver , resolvê-lo ou tentar que melhore .

"(...)
- Um dia vi o Sol pôr-se quarenta e três vezes ! 
Um pouco depois , acrescentou:
- Sabes ... quando se está muito , muito triste , é bom ver o pôr-do-sol ...
- E no dia em que o viste quarenta e três vezes , estavas assim tão triste ? 
Limitou-se a baixar a cabeça . " in O Principezinho


Sem comentários:

Enviar um comentário